quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CORRETOR DE IMOVEIS: DESPESA?

Conversando esses dias com um grande amigo meu, que pretende vender um apartamento, lembrei-me de uma das principais lições que se pode aprender com a leitura do clássico “Pai Rico Pai Pobre”: não se deve tentar economizar dinheiro dispensando o corretor de imóveis.

Há um ano e pouco, meu amigo comprou um apartamento na planta, em uma ótima localidade, e tal investimento vem se valorizando bastante. Pela ótima oportunidade de realização do lucro e também por outros motivos, ele me contou que estava pensando em vendê-lo. A primeira pergunta que lhe fiz foi: “Você já arranjou um bom corretor para cuidar da venda?” A resposta: “Não, de jeito nenhum, esses corretores ‘metem a faca’ no seu negócio.”

De fato os corretores cobram sim uma porcentagem sobre as negociações, que a princípio parecem ser um valor muito alto. No entanto, devolvi as seguintes perguntas a meu amigo: “Você trabalha com mercado imobiliário? Você entende a fundo tal mercado? Você tem tempo suficiente para investir no negócio, procurando compradores, cogitando valor de mercado, etc?”

As chances de um bom corretor de imóveis conseguir fazer um melhor negócio com seu apartamento é muito maior do que você tentar fazê-lo sozinho, pela simples razão de ser essa a profissão dele. Nesse sentido, o corretor conhece a fundo o mercado, sabe do valor de mercado do seu imóvel, já conhece compradores que estão dispostos a pagar um valor mais atrativo que o mercado, estabelece alguns parâmetros básicos contratuais e legais que lhe conferem maior garantia de recebimento, além de inúmeros outros fatores positivos. Além disso, muitas vezes a diferença entre o valor da venda intermediada pelo corretor e a venda feita por você será inclusive maior do que a corretagem cobrada. Isto é, você pagará a corretagem e ainda terá um lucro maior do que vendendo o imóvel sozinho. Vale, ainda, considerar o tempo, o empenho e as dores de cabeça que serão economizadas tentado vender o imóvel.

Acredito que por essas e inúmeras outras razões “Pai Rico Pai Pobre”, com o perdão da Contabilidade, nos sugere classificar os gastos com corretagem imobiliária como um investimento, isto é, como um ativo, e não como uma despesa. Isso porque um bom corretor de imóveis terá a capacidade de aumentar o seu patrimônio, e por isso não deve ser considerado como um gasto. No mesmo sentido, economizar com a corretagem pode levar a um mau negócio, e configurar a famosa “economia porca”, no vocabulário chulo. A sugestão, inclusive, é em sentido contrário: cativar o corretor de imóveis, torná-lo seu amigo, seu fã. Reconhecer seu trabalho e ganhar sua estima, mandando-lhe, por exemplo, uma vinho de lembrança no Natal.

Fonte: Blog do Matheus Ferreira

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Efeito "Gabriela"


Hoje li um artigo muito interessante que se remetia a falta de conhecimento do vendedor com relação ao produto que vende.

Trazendo isso para o ramo imobiliário, fazendo uma analise mais ampla é possível esclarecer por que alguns corretores vendem e outros não. Observa-se muitos corretores com “Efeito Gabriela” [Uma famosa composição de Dorival Caymmi interpretada pela cantora Gal costa, chamada Modinha para Gabriela] é muito simples aprender primeiro para depois vender.

O mundo dos negócios está em constante transformação e exigindo cada vez mais conhecimento e flexibilidade dos profissionais. Com estas mudanças, O aprendizado deve ser constante, é justamente essa falta de reciclagem que deixa para traz estes que se recusam a mudar seus conceitos, pois, se acham imunes às nuances mercadológicas por terem, como diz a musica de Dorival Caymmi, nascidos assim, crescidos assim, e serão sempre assim, como se o mercado tivesse que se adaptar a eles. Mas a realidade é outra.

Foi-se o tempo em que o Corretor de Imoveis ficava atrás de uma mesa esperando o cliente procurar por ele, mostrava alguns imóveis e esperava que o mesmo ficasse interessado e fizesse proposta de compra. Ou então preenchia uma ficha e esperava ate o próximo cliente chegar.

É primordial a habilidade do profissional corretor para apresentar bons argumentos e mostrar ao cliente que tem conhecimento do produto e com estes conhecimentos passar segurança para o cliente e conseqüentemente fechar negócio.

É fundamental conhecer o produto que vende. Ter o mínimo de curiosidade para aprender mais sobre o imóvel que você pretende vender, sobre o mercado no qual atua.

Os Corretores os que fazem as coisas acontecerem, estes sim, são os verdadeiros corretores de imóveis. O orgulho da classe. Não esperam o mercado vir até eles e se preparam mesmo. Fazem cursos extracurriculares, estão sempre informados sobre documentação, lê livros, jornais, legislação pertinente e geralmente visitam todos os lançamentos imobiliários da sua cidade. Estão sempre ligados em qualquer noticia do mercado imobiliário do Brasil e do mundo. Naturalmente que, para este tipo de corretor, só existe um destino. O sucesso!


sábado, 10 de julho de 2010

Porque Investir em Imóveis?


Investir em imóveis é seguro, pois um imóvel é um patrimônio físico, está lá, ao alcance das mãos, podemos tocar nele, podemos vê-lo. Um imóvel é seu, ninguém lhe tira, o governo não pode congelá-lo como já fez com a poupança e contas bancárias. É fonte de renda, pode ser inclusive vitalícia, porque os proprietários de imóveis se acostumam a receber o aluguel mensal de suas propriedades e com estes rendimentos fazem seus planos de forma organizada. Todos precisaram de moradia e quem não tem condições de comprar a casa própria sempre estará a procura de um bom imóvel para alugar. Além de gerar renda, mantém seu valor e na maioria das vezes valoriza mais do que a simples correção do dinheiro investido. Assim sendo muitos são os investidores que preferem comprar para vender o que é uma excelente opção em médio prazo, neste caso é mais viável comprar imóveis na planta para então revendê-los depois de prontos partindo do pressuposto que garimpar imóveis baratos e com potencial de alta a curto prazo não é tarefa fácil e requer muita disciplina. Imóveis são fortalezas e tendem a ser belas heranças familiares. Além disso, quem vende um imóvel e compra outro em até seis meses não paga imposto de renda sobre o primeiro. Toda alternativa de investimento tem seus altos e baixos e para evitar micos, pesquise muitas alternativas antes de investir. Consulte um corretor de imóveis ele saberá lhe orientar sobre quais as melhores opções disponíveis no mercado, (preço, formas de pagamento e documentação, tendência de valorização) e no caso de vendas sabe como divulgar de forma correta seu imóvel. Alem disso, profissionais de intermediação tem Carteira de Clientes e trabalham em parceria, o que aumenta consideravelmente as chances de venda do seu imóvel.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Itapema cresce e todos ganham


O Litoral de Santa Catarina é a nova porta de entrada de investimentos no setor imobiliário. Itapema vive o chamado "boom imobiliário”, isso se deve a localização estratégica, ou seja, está na rota de crescimento urbano e industrial do estado catarinense, ás margens da BR 101. Próximo a capital Florianópolis, e a cidades como Joinville, Brusque, Blumenau, Balneário Camboriú e Itajaí­, o municí­pio abriga o principal balneário da região conhecida como Costa Esmeralda.

A comprovação deste mercado em ascensão é o crescimento da construção civil que teve um avanço notório em um curto espaço de tempo com empreendimentos cada vez mais sofisticados, modernos e luxuosos. Basta dar uma volta pelas vias próximas a praia onde se vê mais de uma dezena de prédios em construção. Lembrando que Itapema não cometeu um erro de outras cidades, seu código de construções foi rigidamente implantado, restringindo a construção de prédios altos, o que garante a presença do sol na praia durante praticamente o dia todo.

A construção civil é a maior indústria de Itapema na geração de emprego e renda, direta e indiretamente. Beneficia, além de toda a cadeia imobiliária, novas empresas, comércios em geral e prestadoras de serviços que se instalam na cidade afim de suprir a demanda gerada pelo setor. Esse é um reflexo da cidade que cresce como um todo e, cresce também no conceito dos investidores e turistas que se sentem atraídos não só pelas belezas naturais e indescritíveis que aqui temos mas também pelas possibilidades de negócios. O potencial econômico, imobiliário e turí­stico da cidade, que já é o terceiro destino mais visitado em Santa Catarina, torna-se cada vez mais visível, passando a ser não somente destino de férias mas também rota de negócios.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Meia Praia - Itapema - SC


Itapema é uma cidade charmosa que encanta a todos que a visitam. Localizada entre a famosa Ilha da Magia (Florianopolis), Balneario Camboriu e Bombinhas, Itapema é ideal para: banhos de mar, esportes náuticos, pesca, ecoturismo. Uma baía cercada de belezas por todos os lados, praias de águas verdes esmeraldas tranqüilas, areias brancas, lugares paradisíacos, o verde da mata atlântica e um clima saudável convidam a um relax perfeito. De todas as praias de Itapema a maior e mais famosa é Meia Praia. Sua extensão de quase 5 quilômetros é caracterizada por uma excelente infra-estrutura turística, com bares, restaurantes, casas noturnas, hotéis, pousadas e comércios. As diferentes opções de lazer fazem com que Meia Praia seja considerada o ponto alto da animação dos turistas. Meia Praia não pára. O mar é um verdadeiro convite para curtir todos os dias. Quando o sol se põe os bares ficam repletos de turistas que usufruem ao máximo de sua vida noturna.
Os imóveis são um dos investimentos preferidos pelos brasileiros, principalmente para aqueles que não gostam de correr riscos e se preocupam em proteger suas economias diante a instabilidade dos mercados financeiros
Meia Praia - Itapema/SC, cresce rapidamente com empreendimentos de grandes construtoras em imóveis de alta qualidade, que a cada ano que passa faz com que a cidade se torne o alvo dos grandes investidores. Vereanear, investir ou até mesmo morar em Itapema/SC., é uma das formas de aproveitar essas vantagens com exclusividade, estilo e muito mais conforto.

Venha nos visitar, conhecer esta maravilhosa praia e as excelentes opções de Investimentos em Imóveis que temos para lhe oferecer!!!


Investir em Imóveis é Investir em segurança e valorização.